O leigo vive os pilares da experiência cristã (fé, esperança e caridade) no “hoje de Deus”, ou seja, naquele espaço entre o que “já” aconteceu em Jesus Cristo e o que “ainda há a vir”, esperado pela humanidade inteira.
LEIGO PIME
Viver a missão além-fronteira no PIME como testemunha do Evangelho nos lugares onde Jesus Cristo ainda não é conhecido, em situações culturais e religiosas diferentes; inserido numa realidade social, com suas capacidades e qualificações profissionais; mediante uma opção radical de consagração no celibato, obediência e pobreza, numa disponibilidade total.
SETORES DE ATIVIDADES
O Leigo PIME atua na área da Evangelização, da pastoral, da saúde, da formação profissional, do social e do desenvolvimento rural. Outros setores conforme o carisma, dons e capacidades do candidato e as exigências do Instituto.
CAMINHO FORMATIVO
Formação básica
Aprofundamento das motivações dessa escolha vocacional, inserção gradativa no PIME, preparação espiritual, teológica, bíblica, catequética-pastoral. A formação dura dois anos e é realizada em um dos centros de animação PIME no Brasil.
Espiritualidade
Aprendizagem da língua italiana, ano de espiritualidade para conhecer a realidade e o carisma PIME. Duração de um ano na Itália.
OTP
Experiência missionária em prol de uma verificação da opção missionária. A experiência dura dois anos em uma das missões PIME na África, Ásia ou Oceania.
Especialização
Período de especialização profissional e envio definitivo para a missão. Duração de um ano na Itália.
ALGUNS REQUISITOS
- Ter recebido todos os sacramentos e estar comprometido como cristão e disponível a aprofundar a própria fé
- Capacidade de relacionamento
- Ter um título de estudo e ter exercido uma profissão
- Ser ciente da opção missionária além-fronteiras, AD GENTES (aos povos onde Jesus ainda não é conhecido) e por toda a vida
- Uma disposição para o estudo de línguas estrangeiras
- Estar em boas condições de saúde