Seminários

1.º Encontro de Jovens com os Missionários do PIME

“Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo”. (Mt. 5, 13-14)

Usando estas palavras, com as quais Jesus já exortava seus seguidores no sermão da montanha, o Papa buscou incitar os jovens cristãos a aceitar, de forma prática e concreta, o desafio evangélico de viver como verdadeiras testemunhas do amor de Deus, levando este mesmo amor a todos que não o conhecem. Na carta que escreveu em ocasião do XVII dia mundial da juventude, João Paulo II afirma que “é próprio da juventude buscar o absoluto, o sentido e a plenitude da existência” e, apoiando-se nesta idéia, convoca-os a “não se contentarem com nada menos que os mais altos ideais”.

Em união com o Santo Padre, nesta iniciativa de “evitar que a mediocridade e o conformismo” se proliferem na nossa juventude, o PIME promoveu no dia 28/04 (Domingo), o primeiro encontro de jovens com os missionários do instituto, que foi realizado no salão paroquial da Matriz São Luís Gonzaga. A participação foi grande! Grupos de jovens de quase toda a paróquia estiveram presentes e puderam prestigiar um ótimo momento de alegria e comunhão com Cristo. Uma vez lá, eles puderam conhecer um pouco das Missões Além Fronteiras, através de uma bonita exposição de cartazes e objetos trazidos dos diferentes locais de missão, organizada pelos seminaristas de filosofia do PIME. Também é importante ressaltar a grande colaboração dada pelos seminaristas do Sagrado Coração de Jesus, que se dispuseram a ajudar na animação e na liturgia, e o fizeram muito bem.

Padre Castrese Aleandro, reitor do seminário e principal idealizador do evento, foi o palestrante do dia. De forma bastante objetiva, ele procurou expor “a necessidade que todo homem tem de tornar sua vida um acontecimento”. Explicou que Jesus é a única resposta que realmente satisfaz os anseios da juventude e dá conteúdo a sua vida”. Foram montadas equipes de debates onde surgiram ricas discussões sobre o rumo que está tomando a juventude de hoje. Dinâmicas de grupo, brincadeiras e muita música garantiram a animação.

O casal Luís e Rosângela Fisher, coordenadores da pastoral vocacional na paróquia, falaram à respeito do papel da Igreja na vida familiar, levando os presentes a refletir sobre a importância de testemunhar Cristo na família. Antes, porém, um dos momentos de maior emoção: dois jovens deram seus testemunhos a respeito de suas experiências no mundo das drogas, em outras religiões, dos problemas familiares pelos quais tiveram que passar e como Jesus os resgatou e lhes deu uma nova razão para viver.

O primeiro encontro de jovens com os missionários do PIME terminou com a Celebração Eucarística. Porém, o desafio evangélico de ser sal da terra e luz do mundo se estende por toda a vida: depende de cada pessoa levar em frente esta missão.

por Marcelo Farias dos Santos
(marcelo-mfs@bol.com.br)

Visite as outras páginas

[P.I.M.E.] [MUNDO e MISSÃO] [MISSÃO JOVEM] [P.I.M.E. - Missio] [Noticias] [Seminários] [Animação] [Biblioteca] [Links]

Voltar