Revista "MUNDO e MISSÃO"

Crianças

A SITUAÇÃO DAS CRIANÇAS NA ÁFRICA

Por ocasião da celebração do Dia da Criança Africana, comemorado em 16 de junho, foram apresentados alguns dados sobre a situação do continente.

  • o Três países estão em primeiro lugar quanto à MORTALIDADE infantil em nível mundial: Serra Leoa, com 182 em cada mil crianças nascidas; em segundo lugar Angola, com 170 e em terceiro o Níger com 166. Em contrapartida, a Finlândia tem o mais baixo índice, com 4 crianças mortas em cada mil.
  • o Dez países detêm o recorde da MAIS BAIXA EXPECTATIVA DE VIDA: Serra Leoa (38 anos); Malawi (39); Uganda (40); Zâmbia (40); Ruanda (41); Burundi (43); Etiópia (43); Moçambique(44); Zimbábue (44) e Burkina Fasso (45).
  • o Três países africanos detêm o MAIS ALTO ÍNDICE DE ANALFABETISMO: Níger (só 14% dos adultos são alfabetizados), Burkina Fasso (21%) e Gâmbia (33%).
  • o Três cidades africanas estão em primeiro lugar quanto à pior QUALIDADE DA VIDA URBANA: Brazzaville, Pointe Noire e Khartoum.

Quanto à situação mais específica da infância, nota-se que:

  • o Há mais de 120 MIL CRIANÇAS-SOLDADOS NA ÁFRICA. Os países com maior número de crianças-soldados são: Argélia, Angola, Burundi, Congo Brazzaville, República Democrática do Congo, Libéria, Ruanda, Serra Leoa, Sudão e Uganda.
  • o Há 80 milhões de crianças africanas, entre 5 e 14 anos, obrigadas a trabalhar, conforme dados da Organização Geral do Trabalho. Crianças de países como Benin, Gana, Nigéria e Togo são empregadas em trabalhos intensivos na lavoura, ao passo que, na Costa do Marfim, destinam-se aos trabalhos domésticos.
  • o Há 12 milhões de ÓRFÃOS DA AIDS na África. Ao todo, no continente, há 22 milhões de pessoas afetadas por essa doença. Muitas crianças contraíram a doença diretamente da mãe.
  • o 56% dos 3,6 milhões de REFUGIADOS na África são crianças. A maior parte deles se encontra na Angola (69% dos refugiados), no Togo (64%) e Sudão (60%).

Visite as outras páginas

[P.I.M.E.] [MUNDO e MISSÃO] [MISSÃO JOVEM] [P.I.M.E. - Missio] [Noticias] [Seminários] [Animação] [Biblioteca] [Links]

Voltar