Jornal - "MISSÃO JOVEM"

Religiões - Cristianismo

Nossa saudação: “De todas as crianças do mundo, sempre amigos!”. Estava com saudades de vocês. Como foi, gostaram dos nossos amiguinhos falando de suas religiões? Eu recebi e-mails e cartas de crianças e assessores de todo o Brasil. Dentre os elogios, recebi também muitas sugestões para esta página. A todos um abração do Ninho. Quero mandar uma saudação especial também para os meus amiguinhos de Aratiba, no Rio Grande do Sul, eles não perdem uma edição do MJ. Conforme havíamos programado, conheceremos desta vez um pouco mais da nossa religião, pois como diz o pensamento popular: “Só se ama aquilo que se conhece!”

QUEM SOMOS NÓS?

Somos cristãos e somos chamados assim porque seguimos os ensinamentos de Jesus Cristo. Ele viveu aproximadamente há 2000 anos na região do Oriente Médio, hoje conhecido como o Estado de Israel. Nós cristãos acreditamos que Jesus é Deus e que, com o Pai e o Espírito Santo, eles formam a Santíssima Trindade. Jesus quis vir para o nosso meio para nos mostrar o caminho verdadeiro que leva ao Pai.


Nossa Senhora

Ele nasceu numa família pobre de Nazaré. Sua mãe se chamava Maria e o seu pai José. Educado na fé judaica, Jesus era fiel à sua religião, mas sempre falava que a coisa mais importante é amar a Deus e aos irmãos. Ele nos ensinou também que foi Deus quem criou o mundo onde vivemos e que devemos respeitá-lo.

SEUS ENSINAMENTOS

Por três anos, Jesus andou pela sua terra, a Palestina. Por onde andava, ele encontrava as pessoas, tratava-as com carinho, ensinava-lhes muitas coisas bonitas e curava os doentes.

Tudo isso está na Bíblia:

- o livro sagrado dos cristãos. E fazia tudo isso ao lado dos seus doze amigos que ele escolheu e chamou de apóstolos. Um dia, uma grande multidão se reuniu para escutá-lo. Jesus, subindo numa montanha, falou a todos com sábias palavras.

Disse que Deus amava muito os humildes, os puros, as pessoas de paz e disse mais:

“Amem os seus inimigos, e façam o bem aos que odeiam vocês” (Lc 6, 27). Ninguém nunca havia dito coisas tão bonitas! Os ouvintes ficaram tão maravilhados que muitos ficaram com ele e se tornaram seus missionários.

SUA MORTE E RESSURREIÇÃO

Com suas pregações e milagres, Jesus se tornou cada vez mais amado e popular. Isso fez com que Jesus se tornasse uma pedra no sapato para os poderosos e aqueles que usavam da religião para satisfazerem seus interesses. Amiguinhos, isso chegou a tal ponto que eles decidiram prendê-lo: acabaram matando-o pregado numa cruz!

A mãe de Jesus e alguns de seus amigos colocaram o corpo de Jesus num sepulcro e o fecharam com uma grande pedra. Três dias depois, algumas mulheres que foram ao sepulcro viram que a pedra havia sido removida e o corpo de Jesus havia desaparecido. Jesus, como havia prometido, havia ressuscitado e se mostrado às mulheres e aos apóstolos, que nunca mais duvidaram que Ele fosse o enviado de Deus, o Messias prometido, o Salvador do mundo.

Depois de 40 dias, antes de subir ao céu, Jesus levou seus amigos para um morro e ordenou-lhes:

“Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês” (Mt 28, 19-20).

Esta é a grande missão que ele passou também para nós: torná-lo conhecido no mundo inteiro. Entenderam meus amiguinhos? Todo cristão, desde pequeno, deve ser um missionário de Jesus!

SÍMBOLOS DO CRISTIANISMO

  • Cruz: Lembra a morte salvadora de Jesus. Muitos de nós a carregamos no pescoço como símbolo de nossa fé.
  • Bíblia: É o livro que contém tudo o que Deus quis nos comunicar. Nela encontramos a História da Salvação, a história do amor de Deus por nós desde a criação até hoje.
  • Templo: É a casa de Deus onde nos encontramos, sobretudo aos domingos, para louvar a Deus. A nossa maior oração é a Santa Missa.
  • Peixe: O peixe também é um símbolo cristão, as letras que formam a palavra grega “peixe” são as iniciais da frase: “Jesus Cristo, Filho de Deus salvador”.
  • Círio Pascal: É aquela vela grande que acendemos no sábado de aleluia. Ela representa Jesus ressuscitado.

EUCARISTIA


A Santa Eucarístia

Na Santa Ceia, junto com os seus apóstolos, Jesus partiu o pão e o distribuiu dizendo: “Isto é o meu corpo...”. Depois pegou o cálice com vinho e disse: “Este é o meu sangue...”. E concluiu: “Façam isto em minha memória!”.

Em toda Missa o padre repete estes gestos e palavras, lembrando a doação de Jesus por toda a humanidade. Assim, como nos diz São Paulo: “Nós somos um só corpo, pois participamos todos desse único pão.” (1Cor 10, 17), a Eucaristia nos une!

FESTAS CRISTÃS

Natal: É a primeira grande festa do ano litúrgico. Nela celebramos o nascimento de Jesus. Páscoa: Depois da Quaresma e da Semana Santa, os cristãos celebram a festa da Ressurreição. Pentecostes: É neste dia que comemoramos a vinda do Espírito Santo, o grande animador dos cristãos.

SINAIS DA GRAÇA

Nós, cristãos católicos, acreditamos que Deus nos presenteia com suas bênçãos, sua graça, através dos sacramentos:

• Pelo BATISMO recebemos a graça que nos torna filhos de Deus.


O Batismo

• Pela CRISMA recebemos a graça do Espírito Santo que ilumina nossa vida.

• Pela EUCARISTIA recebemos como alimento o próprio corpo e sangue de Jesus.

• Pela PENITÊNCIA ou CONFISSÃO recebemos a graça do perdão de Deus.

• Pela UNÇÃO DOS ENFERMOS recebemos a graça e o perdão de Deus na hora da doença.

• Pela ORDEM o jovem recebe a graça de se tornar Diácono, Sacerdote ou Bispo.

• Pelo MATRIMÔNIO o homem e a mulher recebem a graça de se unirem para sempre diante de Deus, formando uma família.

NO MUNDO INTEIRO

O cristianismo é a religião com o maior número de fiéis. Infelizmente, nós cristãos nos dividimos em: católicos, ortodoxos, protestantes e pentecostais.

O verdadeiro cristão, porém, é aquele que participa da comunidade e, como Jesus, sonha e luta para que haja um mundo mais justo e não aqueles que participam só de batizados e casamentos.

Que fique bem entendido por nós amiguinhos:

O cristão tem que ser sempre cristão! Fiquem com Deus e não se esqueçam de mandar sugestões para a nossa página!

Ninho
Infância Missionária
ninho@missaojovem.com.br

Visite as outras páginas

[P.I.M.E.] [MUNDO e MISSÃO] [MISSÃO JOVEM] [P.I.M.E. - Missio] [Noticias] [Seminários] [Animação] [Biblioteca] [Links]

Voltar