Jornal - "MISSÃO JOVEM"

Igreja no Mundo

Preparação:

Colocar sobre a mesa cartazes com as palavras paz, luz, harmonia, solidariedade. No centro uma Bíblia e uma ilustração de uma comunidade reunida.

ACOLHIDA

Animador: Meus irmãos e minhas irmãs, mais uma vez reunidos em nome de Deus, iniciemos a nossa celebração, cantando:

TODOS: Em nome do Pai...

Animador: Ao iniciar este Novo Milênio, todos nós estamos conscientes de que é preciso repensar o nosso papel na comunidade e no mundo, como também na importância que a Igreja tem na vida de cada um de nós. Vamos abrir nossos corações para os novos horizontes e para as responsabilidades que nos esperam, cantando:

Canto: Agora é tempo de ser Igreja

Animador: A Igreja, embora passando por diversas transformações, muitas vezes doloridas, continua viva e sendo uma das instituições mais antigas e mais presentes no mundo. Hoje, a Igreja Católica é convidada a abrir-se para uma nova época, um novo estilo de ser e agir no contexto mundial. Como nunca, e em conjunto com outras religiões, ela trabalha para que haja mais justiça e paz num mundo cada vez mais globalizado e em rápida transformação.

MOMENTO PENITENCIAL

Animador: A nossa experiência cristã não deve nos isolar do mundo, mas inserir-nos cada vez mais em nossa comunidade, para que possamos partilhar com os irmãos e irmãs tudo aquilo que vivemos, embora nem tudo em nossa vida seja positivo. É também tarefa e responsabilidade de cada um de nós trabalhar para renovar nossa Igreja, a fim de que ela esteja à altura de enfrentar e responder aos desafios do Novo Milênio. Isso não é fácil. Por isso precisamos de muita oração e daquela força e inspiração que vem do alto.

TODOS: Unidos nesta fraternidade e testemunhas da ressurreição, nesta oração queremos partilhar a nossa vida.

Leitor 1: Durante sua vida, Jesus costumava partilhar com os discípulos e a multidão tudo o que sentia e vivia. Pela nossa falta de fraternidade e partilha com nossos irmãos e irmãs, Senhor, piedade.

Todos: Piedade, Senhor, e tornai-nos instrumentos de vossa paz!

Leitor 2: Jesus nos mostrou concretamente como formar uma nova comunidade e como construir um mundo justo e fraterno. Pelas vezes que nos omitimos na luta por um mundo melhor, Cristo, piedade.

Todos: Piedade, Cristo, e tornai-nos instrumentos de vossa paz!

Leitor 3: A Igreja toda é incumbida, pelo Senhor Jesus, de agir para a construção de um mundo melhor. Por todas as vezes que não respondemos ao chamado de sermos instrumentos de paz, Senhor, piedade.

Todos: Piedade, Senhor, e tornai-nos instrumentos de vossa paz!

Animador: Deus, que sempre sois bom e misericordioso, perdoa nossa fraqueza, nosso egoísmo, nossa falta de disponibilidade e entusiasmo no serviço aos irmãos. Neste Novo Milênio, conceda-nos a força necessária para construir uma sociedade cristã, onde reine o amor e a paz.

TODOS: Amém.

PALAVRA DE DEUS

Animador: Seguindo o Projeto da Igreja do Brasil “Ser Igreja no Novo Milênio”, vamos acompanhar a leitura tirada dos Atos dos Apóstolos, onde nos é apresentado o retrato da primeira comunidade.
Recebamos a Palavra de Deus cantando:

Canto:

Leitor 4: Leitura do livro dos Atos dos Apóstolos. (At 2,42-47)

REFLEXÃO

Animador: O autor do livro dos Atos dos Apóstolos nos apresentou um retrato da primeira comunidade cristã. Trata-se de uma verdadeira carteira de identidade ou código genético que deve identificar toda comunidade cristã, em todos os tempos e lugares. Nesta carteira de identidade queremos evidenciar alguns dos pontos que consideramos mais importantes:

Leitor 5: Os primeiros cristãos perseveravam em ouvir “os ensinamentos dos Apóstolos”.
Toda e qualquer geração cristã, para manter o espírito e o entusiasmo da primeira comunidade, deve constantemente voltar-se para as fontes, para as palavras da Sagrada Escritura, sem cair numa mera repetição.

TODOS: Envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da terra! (cantado)

Leitor 6: Todos eles “perseveravam na comunhão”.
Primeiramente, a comunhão dos fiéis era com o Ressuscitado, mas isso se traduzia também numa grande comunhão fraterna entre eles, membros do Corpo de Cristo na terra.

TODOS: Envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da terra!

Leitor 5: Todos eles “perseveravam na partilha do pão”.
Trata-se do pão material que alimenta o corpo, mas também, e sobretudo, do pão que alimenta a vida em Cristo: a Eucaristia. Este alimento é importantíssimo, já que alimenta a caminhada dos cristãos em sua vivência e missão no mundo, em direção ao reino definitivo e glorioso do Pai.

TODOS: Envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da terra!

Leitor 6: E todos perseveravam “na oração”.
A oração tem uma grande importância na vida dos cristãos. Jesus insistiu para que seus seguidores rezassem, pois o Pai é bom demais para não escutar seus filhos.

TODOS: Envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da terra!

Canto:

PRECES DA COMUNIDADE

Animador: Depois de conhecermos os pontos que mais identificam a Igreja e o cristão, vamos suplicar ao Senhor da messe para que nos envie trabalhadores para a sua messe. Trabalhadores fiéis e sinceros, capazes de levar ao mundo palavras e gestos de paz. Após cada oração espontânea, repitamos o refrão:

TODOS: Senhor, escutai nossa oração e enviai-nos numerosos e bons construtores de paz.

ORAÇÃO FINAL

Animador: No final desta celebração, queremos agradecer ao Senhor por tudo que temos e somos. Pedimos ainda coragem para olhar sempre pra frente, tudo fazendo para a sua glória e a promoção dos irmãos. Senhor, que nunca nos esquecemos ou nos descuidemos da grande missão que temos em nossa sociedade e no mundo.
Ajude-nos a nunca nos esquecermos dos menos afortunados, daqueles que precisam de uma palavra de coragem, de um carinho, de uma refeição. Aceita, Senhor, estes nossos propósitos.

TODOS: Amém.

Canto Final:

Para Refletir

1- Conforme ouvimos nos At 2, 42-47, a Igreja de hoje se parece com a Igreja primitiva? O que temos em comum? O que temos de diferente?

2- Os apóstolos e toda a Igreja primitiva anunciavam o Evangelho com força e coragem. Nós, hoje, anunciamos Jesus com o mesmo ardor e alegria?

Visite as outras páginas

[P.I.M.E.] [MUNDO e MISSÃO] [MISSÃO JOVEM] [P.I.M.E. - Missio] [Noticias] [Seminários] [Animação] [Biblioteca] [Links]

Voltar